Robótica na automação industrial: conheça os benefícios
12 de julho de 2022A automação industrial tem como principal objetivo a criação de mecanismos que consigam aumentar a produtividade e reduzir os custos. Assim, as tarefas de produção são transferidas a um conjunto de sistemas automatizados que garantem maior agilidade, precisão e reduzem as chances de desperdício de materiais.
Cada projeto de implantação da automação é elaborado com foco nas necessidades especiais da unidade fabril e, muitas vezes, a robótica é a alternativa que mais traz benefícios para a indústria. Por exemplo, tarefas repetitivas e consideradas perigosas, ganham rapidez e eficiência.
Mas antes de entrar nesse assunto e explicar sobre os benefícios na automação industrial, é importante entender o que, de fato, é a robótica. Continue a leitura!
O que é Robótica?
Robótica é uma ciência associada à concepção e construção de robôs com mecanismos automáticos que realizam atividades e movimentos humanos simples ou complexos.
O conceito sobre robótica surgiu no início do século XX, na obra “O Mentiroso” do autor Isaac Asimov. Porém, o termo só foi popularizado em 1950 por conta do livro “Eu, Robô”, do mesmo autor. A obra levantou diversas discussões sobre a relação entre homens e máquinas, mas hoje sabemos que essa relação só traz benefícios!
Enquanto de um lado temos a robótica, do outro temos a automação industrial que, por sua vez, é um conjunto de tecnologias para a automatização das atividades e controles de processos produtivos. E o uso da robótica na automação industrial vem crescendo de maneira constante.
De acordo com Federação Internacional de Robótica (IFR), o Brasil lidera o parque de robôs industriais da América do Sul com mais de 15,3 mil robôs em operação.
Dentro desse contexto, vamos mostrar alguns benefícios da robótica na automação industrial. Acompanhe!
Benefícios da robótica na automação industrial
Maior segurança: os sistemas robóticos são projetados para auxiliar na segurança, com sensores e alarmes que atuam como alerta em situações adversas, e eliminar tarefas consideradas perigosas.
Redução de custos: o investimento com equipamentos robotizados pode até representar um grande gasto inicial, mas certamente compensa a médio e longo prazo. Principalmente pelo fato de que os equipamentos costumam ter longa vida útil, dependendo da regularidade das manutenções e cuidados durante o uso.
Controle e qualidade: na realização de operações mecânicas, os robôs realizam movimentos sempre iguais, que resulta em padronização e qualidade nas linhas de produção. Há menos riscos de falhas ou fabricação de peças com qualidade inferior, além da diminuição de desperdícios, já que a precisão e eficiência dos processos é muito maior com a automação.
Além disso, a geração de dados sobre as atividades auxilia na realização de análises de controle de qualidade.
Alta produtividade: a robótica na automação industrial garante agilidade às atividades mecânicas, permitindo a execução das tarefas de forma precisa. Também é possível programar o ritmo de acordo com a necessidade da produção, o que, consequentemente, ajuda a aumentar a produtividade.
Diante dos benefícios mostrados, a implantação da robótica na automação industrial se tornou prioridade em muitas unidades fabris. O Grupo JAV convida você a conhecer nossas soluções em automação robótica. Para isso, basta entrar em contato com um de nossos especialistas.
Siga também o nosso perfil no LinkedIn e fique por dentro de nossas soluções.